Os atletas

--------------------------------------------------------


Nome: Cosme Paulo Sturm
Idade: 70 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 51 anos
Melhor momento: Copa do Milênio
Com o Karate aprendi: Respeitar, mesmo quando não houver respeito; consciência do que posso e do que devo; entendimento do eu e do outro; fidelidade.

--------------------------------------------------------


Nome: Artur Ribeiro
Idade: 61 anos
Faixa: Preta
Tempo de prática: 48 anos
Melhor momento: são dois, o primeiro quando conquistei minha faixa preta, e o segundo quando formei Fábio, meu enteado, faixa preta, sendo, inclusive, meu primeiro faixa preta
Com o Karate aprendi: Que a vida marcial é feita de constante aprendizado, e,  que vencer a si mesmo é o mais difícil!

--------------------------------------------------------



Nome: Carlos Santiago
Idade: 53 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 31 anos
Melhor momento: Não posso destacar um somente mas três momentos são cruciais na minha trajetória na Arte ; a saber :
Primeiro, quando meu melhor amigo apareceu em minha casa com a proposta de iniciarmos a prática do Karate; imediatamente se deu uma implosão em meu ser com o claro entendimento que aquele era um marco em minha vida ; 
Segundo , ter sido honrado com o “ 1º encontro de Karate – samurai – arquiteto Carlos Alberto Santiago ” no CETEP Marechal Hermes , idealizado e coordenado pelo Professor Moacir Damasceno em setembro de 1999 ;
Terceiro , ter atingido o grau de faixa preta após tantos percalços no caminho e entender que nos desenvolvemos “apesar” dos contratempos e não por causa deles . Na hora que a faixa é atada a cintura pelo Sensei Antonio Vianna, simbolicamente é fechado aquele ciclo iniciado em 06 de janeiro de 1987 – revendo todo o aprendizado , lembrando de amigos que ficaram no caminho ( do karate, não da vida ) , humildemente acreditando estar honrando o legado de nossos mestres ;
Objetivos: Seguir aplicando na vida a concepção de arte marcial como derivada do deus romano Marte ( equivalente ao grego Ares ) , conhecido como o deus da guerra ; sendo que essa guerra é travada pelo equilíbrio físico e mental  – “ vencer o seu íntimo ” .
Com o Karate aprendi: No meu livro de anotações de Karate a primeira observação que escrevi , lá em 1987 , segue valendo ; o texto não é meu mas sua verdade também é a minha . Cito :
“O começar é o momento mais delicado na correção do equilíbrio .”
“Sua primeira lição é a confiança básica em sua capacidade de compreender. É chocante descobrir quantas pessoas não acreditam em sua capacidade de aprender , e quantas mais que o aprendizado seja algo difícil . Deve-se saber que cada experiência carrega sua lição . “

--------------------------------------------------------


Nome: Paulo Aieta
Idade: 44 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 29 anos
Melhor momento: São muitos e não param de acontecer.. menciono o ano de 1998, quando obtive a faixa preta. Foi no Clube Piraquê, na Lagoa, num sábado chuvoso. Apesar de chegar cedo, meu exame foi apenas no final da tarde, e foi devidamente comemorado. Também menciono o ano passado (2014), no campeonato estadual. Apesar de não ter vencido minha luta, me senti extremamente feliz, por voltar à competir, depois de um longo tempo sem fazê-lo. Me senti vivo!!!! E esta sensação não tem preço!!! Mas também quero destacar momentos do dia a dia que são muito importantes, mas que passam desapercebidos: quando você domina uma nova técnica, um novo kata, quando você melhora  aplicação de um chute, ou de uma defesa , que antes você tinha mais dificuldade, e depois , no estudo de combate, você percebe que estas técnicas estão sendo eficazes..simplesmente quando se confraterniza com sua turma depois de um treino, pois não somos apenas algumas pessoas que treinam uma arte marcial, após o trabalho...somos uma família, e isso foi mais um presente dado pela prática do karatê.
Objetivos: Continuar praticando e me aperfeiçoando sempre.
Com o Karate aprendi: Quando comecei no karatê, tinha 14 anos, e era uma pessoa extremamente agressiva. Talvez por causa da idade ! E procurei o karatê pelos aspectos marciais, ou seja, pela defesa pessoal. Contudo à prática me conduziu para o oposto, ou seja, ser uma pessoa tranquila, de bem com a vida. O karatê me presenteou também com disciplina, o que foi muito útil para vida. No meu ano de vestibular, para dar cona dos estudos, e não parar de treinar, me organizei de forma de estudar bastante , até a hora do treino, quando parava , pegava o kimono, e treinava  com muita vontade. A disciplina tanto deu certo que fui aprovado para o curso de Direito, na UERJ, minha primeira opção. Portanto, o reconheço mas este presente, que o karatê me deu. Hoje, com 41 anos, trabalhando em uma área bem desgastante, a prática do karatê me concede equilíbrio e saúde. A hora do treino, é aquele momento sagrado, que você não está em função de família , trabalho etc, mas para você mesmo.
Momentos importantes? 

--------------------------------------------------------



Nome: Rodolpho Moreira
Idade: 61 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 29 anos
Melhor momento: Preparação para o exame de faixa preta, os dois melhores anos do Karate para mim.
Objetivos: Ser hoje um ser humano melhor do que fui ontem.
Com o Karate aprendi: Ainda estou aprendendo: autocontrole, disciplina, raciocínio lógico a partir de estímulos (processamento em paralelo ao invés do sequencial  desenvolvido na educação tradicional) e bom humor.

--------------------------------------------------------



Nome: Rafael Vianna
Idade: 25 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 20 anos
Melhor momento: Em 2011, com 18 anos, prestes a completar 19, ter subido para a categoria adulto - 19 a 37 anos - e ter sido campeão estadual de kumite, 3º colocado em kumite individual no campeonato brasileiro e 2º colocado em kumite individual no campeonato brasileiro por academias.
Objetivos: Continuar praticando e me aperfeiçoando sempre, tanto tecnicamente quanto pessoalmente.
Com o Karate aprendi: Auto-confiança, auto-controle, disciplina, respeito ao próximo, ser sensato e decidido.

--------------------------------------------------------


Nome: Susan Barbosa
Idade: 28 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 18 anos
Melhor momento: Quando conquistei três medalhas de ouro no primeiro campeonato brasileiro que participei, aos 12 anos (kata individual, kata em equipe e kumite individual). Foram meses de treino e preparação. Sem dúvida, um momento de orgulho para mim, minha família e minha equipe!
Objetivos: Conquistar mais resultados significativos em campeonatos estaduais e nacionais, tornando-me referência para as novas gerações. Pretendo, em breve, me capacitar para dar aulas para crianças e, assim, dar continuidade aos ensinamentos recebidos. Seria a minha forma de retribuir todo o benefício recebido pelo esporte, por meio dos ensinamentos do professor Antonio Vianna.
Com o Karate aprendi: A, sobretudo, respeitar as pessoas e não subestimá-las. Além disso, descobri a importância do trabalho em equipe e da força da torcida. Praticar esportes de competição faz a gente descobrir que tem mais garra do que acreditava e isso é uma lição para a vida!

--------------------------------------------------------


Nome: Jean Barbosa
Idade: 31 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 18 anos
Melhor momento: Quando conquistei a faixa preta, que foi o primeiro grande objetivo que me impus. Por ter sido merecido e porque usei o máximo da minha força de vontade para não ceder a dor na costela.
Objetivos: Continuar treinando e aplicando a filosofia para o resto da vida. Ensinar para minha esposa e futuro(s) filho(s).
Com o Karate aprendi: A sempre melhorar e não desistir até alcançar o meu melhor resultado, respeitar e não subestimar a capacidade do próximo, lutar enquanto tiver forças, acreditar no meu potencial, me concentrar melhor, controlar melhor meu corpo, tendo maior coordenação motora e noção espacial. E sempre lutar para alcançar meus objetivos.

--------------------------------------------------------


Nome: Rafael Gouveia
Idade: 24 anos
Faixa: Preta I dan
Tempo de prática: 17 anos
Melhor momento: Posso considerar meu melhor momento no ano de 2008, no qual pela primeira vez fui campeão brasileiro. 
Objetivos: Continuar treinando para aperfeiçoar sempre a técnica, mas também o aperfeiçoamento pessoal. 
Com o Karate aprendi: Antes de tudo ser grato pelo que me foi ensinado por meu professor e ser grato pelos amigos que fiz durante os anos de prática. Depois, aprendi a respeitar o próximo a exercitar o auto controle, a paciência e a disciplina. Por fim, o Karate foi essencial para o desenvolvimento da responsabilidade.

--------------------------------------------------------


Nome: Jaqueline Lopes (In memorian)
Idade: 24 anos
Faixa: Preta I Dan
Tempo de prática: 10 anos
Melhor momento: Minha fase atual, sendo bi-campeã brasileira e dando aula.
Objetivos: Continuar tendo êxito em competições e ganhar cada vez mais experiência (e medalhas) em campeonatos.
Com o Karate aprendi: Respeito, disciplina e auto controle.

--------------------------------------------------------


Nome: Flávio Soeiro
Idade: 54 anos
Faixa: Marrom
Tempo de prática: Treino desde os 21 anos, com algumas (incontáveis) interrupções
Melhor momento: Quando consegui treinar sem interrupções, e consegui ir da faixa verde à marrom, mesmo com uma lesão grave no joelho. 
Objetivos: Equilíbrio mental e relaxamento.
Com o Karate aprendi: O Karate, para mim, tem um grande significado, não apenas como uma nobre luta, mas como uma terapia, pois com a prática, há uma mudança interior muito forte no que diz respeito a auto-confiaça, auto-estima, equilíbrio emocional... uma cura interna dos conflitos pessoais muito grande, que é sentida a partir do momento em que você se envolve com a prática, e isso passa a ser parte da sua vida.
E quando paramos, sentimos uma falta enorme.
Embora o respeito ao próximo já fizesse parte da minha vida, o Karate reforça este valor, e acrescenta outros, como os que citei acima, além da disciplina, é claro. 
 Meus agradecimentos ao Amigo-Mestre, José Antônio Vianna, por todos os seus sábios ensinanentos, e por ter uma grande contribuição na minha formação não só como karateca, mas

também, como pessoa.

--------------------------------------------------------



Nome: Lucas Citele Candido
Idade: 23 anos.
Tempo de prática: 16 anos.
Faixa: Marrom.
Melhor momento no karate: 3º Lugar kumite individual no Campeonato Brasileiro 2008.
Objetivos: Continuar a prática sempre evoluindo no esporte e pessoalmente.
Com o Karate aprendi: Aprendi no karate muito mais que apenas uma arte marcial, aprendi a ser uma pessoa que respeita e cuida do próximo. Aprendi a nunca subestimar uma pessoa, a ter auto controle, responsabilidade e disciplina. O karate foi muito importante para meu desenvolvimento pessoal.

--------------------------------------------------------


Nome: Gabriela Vieira
Idade: 24 anos
Faixa: Roxa
Tempo de Prática: 15 anos
Melhor momento:  No campeonato Brasileiro realizado no RJ, no ano de 2011. Quando atingi os meus objetivos como atleta, através de muito esforço e dedicação.
Objetivos:  Além de continuar a prática do esporte e seu aperfeiçoamento, levar os ensinamentos que obtive no mesmo  graças ao meu professor, José Antônio Vianna, para a vida de outras pessoas. Refletir o que aprendi e o que o Karate me proporcionou para que outras pessoas desfrutem.
Com o Karate aprendi: A ter disciplina para treinar e alcançar os objetivos desejados, o autocontrole, o melhor conhecimento e consciência corporal, respeito ao adversário e as diversidades,  e o mais importante que foi conseguir levar esses ensinamentos para além do esporte.

--------------------------------------------------------


Nome: Gilberto Neto
Idade: 38 anos
Faixa: Laranja
Tempo de prática: 5 anos
Melhor momento: Nunca disputei nenhuma competição, porém minha maior luta foi quando fui forçado a abandonar o Karate no ano de 2008 devido a dengue hemorrágica que me deixou internado em estado grave por 5 dias e fez com que eu perdesse 10 kg.
Com isso, perdi a motivação e a vontade de treinar, ficando 7 anos afastados, até que em um belo dia resolvi rever os amigos karatekas e foi a melhor coisa que eu fiz nos últimos anos, pois meus amigos Victor e Henrique me motivaram a voltar a treinar e a perceber o quanto o Karate é importante em minha vida.
Objetivos: Quero poder praticar o Karate para vida toda (aprendendo todo conhecimento que meu Sensei tem a ensinar), não somente como um esporte com o intuito de praticar uma atividade fisica mas tambem como uma filosofia de vida.
Com o Karate aprendi: A ter foco, a saber lidar com os grandes desafios sem nunca desistir, pois só através do constante aprendizado e dedicação aos treinos e que será possível evoluir dentro do Karate e fora dele também, pois é uma aprendizado para a vida toda.

--------------------------------------------------------


Nome: Vinnicius Lemos
Idade: 30 anos
Faixa: Vermelha
Tempo de prática: Um ano e meio
Melhor momento: Sair da faixa branca
Objetivos futuros: Me aperfeiçoar cada dia mais e se possível chegar à faixa preta
Com o Karate aprendi: Que não há idade certa para começar uma arte marcial do zero...