Antonio Vianna

Prof. Dr. José Antonio Vianna




Professor de Educação Física, UERJ; Mestre em Educação Física, UGF; Professor da Universidade Salgado de Oliveira; Professor da Academia Shidokan; Professor do Clube Escolar Cidade de Deus SME/RJ; Coordenador do Clube Escolar Taquara 98/99 SME/RJ; Presidente da Associação Floresta - ONG; Assessor Técnico da SMEL/RJ.
Faixa Preta III Dan.

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PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA: RESUMOS

Tese de Doutorado.
Título:
Esporte e Camadas Populares: inclusão e profissionalização.
Instituição: Universidade Gama Filho.
Ano: 2007.
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar as racionalidades locais no que diz respeito a adesão à atividade física e ao esporte, a partir da experiência e avaliação de participantes em um programa de uma unidade de extensão escolar dirigido às crianças e jovens das camadas populares, localizado na Cidade de Deus - favela do Rio de Janeiro.  Os dados levantados em um universo de 6.900 inscritos no projeto no período de 1998 a 2003 e nas observações assistemáticas do investigador em dez anos de prática como professor do projeto, serviram de base para a investigação focalizada, na qual participaram como informantes quatorze sujeitos de ambos os gêneros, na faixa etária de 10 a 24 anos, que responderam a um questionário fechado e a uma entrevista semi estruturada. Os dados sugerem que os sujeitos permanecem nas atividades de acordo com as suas potencialidades e interesses. As condições de aprendizagem e desenvolvimento no esporte, que permitam ao praticante a percepção de progresso na atividade parecem estimular a permanência, enquanto a sua ausência pode significar a evasão. As perspectivas de formação escolar e de formação esportiva dos participantes, apresentam-se vinculadas ao anseio de adquirir as competências necessárias para ocupar uma posição social melhor do que aquelas observadas no seu meio social nativo, que represente a superação das barreiras sociais e uma melhoria na qualidade de vida - o projeto é visto como uma ponte para este fim. Destaca-se a crença local que vê a prática esportiva como caminho de profissionalização. O discurso ideológico presente em programas e políticas de inserção social através do esporte derivados de teorias educacionais elaboradas para a educação física escolar, que observa na atividade esportiva apenas uma perspectiva funcionalista, parece não se configurar na prática e encontra-se em desacordo com os anseios e crenças dos sujeitos investigados. Por fim, sugerimos alguns questionamentos que podem estimular a reflexão de interventores e pesquisadores interessados no fenômeno do esporte como meio de inserção social e elevação do capital social de jovens das camadas populares tanto no ambiente escolar quanto no extra escolar.
Palavras – chave: Pedagogia do esporte; inclusão social; políticas públicas.


Dissertação de Mestrado.
Título:
O impacto dos valores humanos do instrutor, sobre a conduta do atleta: o caso do karate.
Instituição: Universidade Gama Filho.
Ano: 1997.
Resumo: O nível contemporâneo de violência no ensino e na prática das lutas sugere uma inversão dos valores tradicionais, no ensino da marcial.  Quando são implementados por procedimentos didático-pedagógicos adequados, os valores tradicionais do karate envolvem princípios básicos para a vida em sociedade que podem contribuir para a modificação positiva de comportamentos e atitudes, tornando seus praticantes mais sociáveis.  Com este pressupoto, iniciamos uma intervenção em uma unidade de extensão escolar situado no interior da favela Cidade de Deus, no município do Rio de Janeiro, com alunos moradores desta comunidade que sofre as influências da violência gerada pelo crime organizado. O meu objetivo neste estudo foi investigar as possíveis causas do fenômeno violência nas aulas de karate.  Pelo fato de violência significar uma atitude, uma postura subjetiva com implicações sociais, a abordagem escolhida foi a da psicologia social cognitiva e, dentro dela, a análise motivacional da teoria da orientação de vida por objetivos (Nicholls, 1984; Duda, 1989; Duda e Nicholls, 1992).  Este estudo de desenho experimental, observou 33 sujeitos sem experiência anterior em karate, na faixa etária de 10 a 17 anos (M= 12,67, Mo= 14, Md= 13,5), divididos aleatoriamente em três grupos.  Após o consentimento dos responsáveis, os grupos experimentais G1 e G2 foram submetidos a quatro meses de treinamento de karate com o autor, que atuou como um instrutor comprometido com os valores humanos tradicionais desta arte marcial, adotando procedimentos de ensino que reforçavam a orientação motivacional TAREFA.  Os sujeitos do grupo de controle G3 não receberam qualquer iniciação no karate.  O instrumento utilizado para verificar o impacto motivacional e comportamental do instrutor sobre os sujeitos foi o QOTE (Feijó, 1997).  Os testes de significância Qui-Quadrado de Friedman e H de Kruskal-Wallis não observaram diferenças significativas intra e inter-grupos, respectivamente, embora a análise descritiva dos dados revelassem uma modificação na orientação de vida dos participantes da intervenção mais para a orientação tarefa, o que poderia ser traduzido em termos de significância se o período de intervenção fosse prolongado.


Título:  Paradigma ecológico e auto controle da violência:  uma revisão face ao desporto.
Nome do Evento:  Congresso de Educação, Cultura e Ecologia.
Instituição:  Secretaria de Educação e Cultura de Sorocaba e SESC de Sorocaba.
Ano:  1996.
Resumo:  Neste estudo, procurei vislumbrar alternativas para a prática pedagógica, à luz da arte, acerca das transformações sociais recentes, que se refletem sobretudo nos meios de socialização de crianças e jovens.  O esporte apresenta-se como um instrumento pedagógico que possibilita o reconhecimento dos direitos individuais e coletivos.  Colocado face ao paradigma ético / ecológico, o desporto demanda uma prática dialógica com o mundo, que contemple a ordem e a desordem, o antagonismo, a contradição e a coerência, que caminhe no sentido da criação de uma nova ordem, mais complexa.  Portanto, entendo que o auto-controle da violência através do desporto será mais eficaz, quando contemplar um novo horizonte de experiências e de dialogação entre os seres humanos e de todos com o universo.


Título do Trabalho:  Perfil de propósitos e de expectativas de iniciantes em artes marciais .
Nome do Evento:  Congresso Mundial de Educação Física - Atividade Física na Perspectiva da Cultura e da Qualidade de Vida 
Instituição:  Universidade Gama Filho / AIESEP - Association Internacionale des Éscoles Supérieures d’Éducation Physique.
Ano:  1997.
Resumo:  O presente estudo, propôs-se a abordar o fenômeno da violência crescente realizada por praticantes de artes marciais, apoiado nos textos de Norbert Elias e Eric Dunning, procurando estabelecer relações entre os acontecimentos contemporâneos, alguns estudos empíricos sobre artes marciais e o processo civilizador, que tem no desporto a mediação para o auto controle da violência. Tomaram parte neste estudo 30 caratecas, 19 capoeiristas e 27 lutadores de jiu-jitsu de diversas graduações, na faixa etária de 13 a 17 anos, com até seis meses de prática.  Os sujeitos foram alunos matriculados em 35 academias localizadas nos bairros classe média da Tijuca, Vila Isabel e Grajaú, zona norte do município do Rio de Janeiro.  Em conclusão preliminar, admite-se que, em busca de auto-defesa, os jovens sentem-se mais confiantes e responsáveis através da prática de artes marciais.  Embora em sua maioria os jovens que participaram do estudo, não se enquadrem nos pressupostos de relacionamentos sociais que levem a prática da violência - ligações segmentares - é possível que a minoria que se conforma a esses padrões, seja responsável pelo fenômeno de violência que tem sido relatado pela mídia.  O conjunto dos dados sugere a busca instrumental das artes marciais por essa minoria, que é reforçada pela omissão da família e pela impunidade.


Título do Trabalho:  Perfil Motivacional dos Praticantes de Arte Marcial.
Nome do Evento:  I Congresso Latino Americano de Educação Motora.
Instituição:  UNICAMP.
Ano:  1998.
Resumo: No presente estudo descritivo, tive por objetivo traçar o perfil motivacional dos praticantes de arte marcial, segundo a teoria da motivação por objetivos de vida (Duda e Nicholls, 1992).  Para tanto, foram observados praticantes de Tae Kwon Do (N= 13), Jiu Jitsu (N= 37), Aiki Do (N= 17) Judo (N= 8) e Karate (N= 60), de faixas branca a preta.  Os sujeitos responderam o QOTE (Feijó, 1997), que mede as orientações de vida tarefa e ego no esporte.  O perfil motivacional predominante dos respondentes, correspondeu à orientação tarefa (78.4%).  A orientação ego correspondeu a 4.5% dos respondentes, enquanto 17.2% mostraram-se ambivalentes.  A maioria dos sujeitos estudados, não se enquadram no perfil que prediz um comportamento mais agressivo e violento, o que parece indicar que, de forma geral, os praticantes de arte marcial participantes do estudo, foram orientados conforme a perspectiva de orientação de vida tarefa, que é a abordagem mais adequada à formação social positiva.  Um estudo que venha a observar se existe um histórico de violência no cotidiano dos demais sujeitos pode contribuir para maior compreensão do fenômeno investigado.

Título do Trabalho:  Valores tradicionais do karate:  uma aproximação histórica e interpretativa.
Nome do Evento:  IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física
Instituição:  Universidade Federal de Minas Gerais / EEF.
Ano:  1996
Resumo:  O objetivo deste estudo foi identificar os valores tradicionais do karate, desde os ensinamentos do monge indiano Bodhidarma, até os nossos dias.  Para tanto, realizei um levantamento literário das obras que abordaram o karate sob perspectiva histórica ou filosófica.  E entrevistamos o sensei Yasutaka Tanaka, mestre que introduziu o karate oficialmente no Brasil.  A abordagem interpretativa dos dados deu-se após o levantamento histórico dos mesmos, observando o discurso manifesto.

Título do Trabalho:  A ocupação do tempo livre das camadas populares: uma investigação com crianças e jovens da “Cidade de Deus” – RJ.
Periódico: Motus Corporis, vol.6 – n.2, novembro, 1999.
Resumo:  Um dos aspectos que podem interferir positivamente no processo pedagógico, é o conhecimento das expectativas dos sujeitos acerca da intervenção.  Com esse entendimento, realizamos um estudo exploratório com alunos do ensino fundamental público do município do Rio de Janeiro, matriculados no Projeto Clube Escolar Cidade de Deus, localizado na favela Cidade de Deus.  Compreender as concepções e atitudes dos alunos envolvidos em atividades fora da escola; avaliar a entrada, permanência e saída dos jovens nos grupos de atividades físicas e culturais e observar a intensidade do envolvimento; conhecer as relações entre as suas aspirações e a prática; verificar se existe relação entre a educação física escolar e a educação física fora da escola, foram enfim as propostas do presente estudo.  Uma interpretação dos dados, sugere que na escola e no clube escolar, os alunos das classes populares buscam a atividade física como lazer e para fugir da rotina a que estão submetidos, seja pelas normas escolares ou pela violência das ruas que os confina em casa.

Título do Trabalho:  Perfil desportivo dos praticantes de artes marciais: a expectativa dos iniciantes.
Periódico:  Motus Corporis, vol.6 – n.2, novembro, 1999.
Resumo:  O presente estudo propôs-se a abordar o fenômeno da violência crescente realizada por praticantes de artes marciais, apoiado nos textos de Norbert Elias e Eric Dunning, procurando estabelecer relações entre os acontecimentos contemporâneos, alguns estudos empíricos sobre artes marciais e o processo civilizador, que tem no desporto a mediação para o auto controle da violência.  Tomaram parte neste estudo 30 caratecas, 19 capoeiristas e 27 lutadores de jiu –jitsu de diversas graduações, na faixa etária de 13 a 17 anos, com até seis meses de prática.  Os sujeitos são alunos matriculados em 35 academias localizadas nos bairros de classe média localizados na Tijuca, Vila Isabel e Grajaú, zona norte do município do Rio de Janeiro.  Em conclusão preliminar, admite-se que, em busca de auto defesa, os jovens sentem-se mais confiantes e responsáveis através da prática de artes marciais.  Embora em sua maioria os jovens participantes do estudo, não se enquadrem nos pressupostos de relacionamentos sociais que levem a prática da violência – ligações segmentares – é possível que a minoria que se conforma a esses padrões, seja responsável pelo fenômeno de violência que tem sido relatado pela mídia.  O conjunto dos dados sugere a busca instrumental das artes marciais por essa minoria, que é reforçada pela omissão da família e pela impunidade.

Título do Trabalho: O processo de esportivização do taekwondo
Periódico: Lecturas Educaciona Fisica y Deportes. V.12, p.108, 2007.
Resumo: O Taekwondo, “caminho dos pés e das mãos” é uma arte marcial milenar, com origem a partir da formação das antigas civilizações do território hoje conhecido como Coréia. Sua gênese auxiliou o povo coreano na sua proteção (auto defesa), sustentação e divulgação de toda uma cultura marcada historicamente por conflitos tanto de ordem interna quanto externa. Assim, com o passar dos anos, o taekwondo passou por uma série de modificações tanto na sua expressão corporal, produzida pelo homem, quanto no seu próprio nome, fruto de uma reorganização político administrativa objetivando sua expansão a todos os povos do planeta. Determinou-se, então, uma nova era desta arte marcial sob a influência direta do fenômeno esportivo levando a modalidade a 179 países regidos por uma única entidade internacional, a WTF (World Taekwondo Federation). Essa variável resultou na necessidade de adequar às técnicas marciais a um sistema rígido de regras o que veio a limitar o conteúdo do aprendizado das formas de movimentos do taekwondo de um modo geral bem como na sua filosofia original que se destinava a auto defesa. A presente pesquisa vem demonstrar que o treinamento do taekwondo na atualidade persiste em um propósito quase que exclusivo às competições o que vem a sugerir que inúmeras outras técnicas marciais se fragmentem e se tornem esquecidas.

Título do Trabalho: Educação a distância, inclusão e mobilidade social.
Periódico: Inter Science Place – http://www.interscienceplace.org/exemplar.htm. 2009.
Resumo: No presente ensaio, procuramos fazer uma análise e reflexão da rápida evolução nas Tecnologias da Informação (TI) e o seu impacto no processo de ensino aprendizagem presencial e online, bem como discutir as possibilidades da EaD como mais um meio de inserção e mobilidade social.  Para dar luz ao tema, procuramos discutir aspectos relacionados à educação, tais como mobilidade social, legislação da EaD no Brasil, a relação professor aluno e as metodologias de ensino com foco na autoformação. Propomos entender que a EaD apresenta-se como um instrumento poderoso para a otimização do processo de ensino aprendizagem e para a diminuição das desigualdades das oportunidades escolares.

Título do Trabalho: O compromisso do profissional de educação física escolar.
Periódico: Lecturas Educaciona Fisica y Deportes. V.13, 2009.
Resumo: A Educação Física tende a ser desvalorizada pela sociedade devido a professores que não cumprem com seus deveres pedagógicos, apesar de muitos professores agirem de forma correta aplicando aulas com objetivo de contribuir na formação dos alunos. A partir de experiências próprias em estágios e vivências escolares, decidimos investigar as representações sociais de professores de educação física escolar de escolas públicas e particulares, sobre as implicações do compromisso dos profissionais de Educação Física na aula e na formação dos alunos. Nosso trabalho procurou identificar os fatores que geram a falta de compromisso do professor, quais as metodologias empregadas podem estar relacionadas à falta de compromisso e averiguar também as atitudes que melhorariam as aulas de Educação Física Escolar. Foram entrevistados 10 professores de educação física com idade entre 25 e 49 anos de ambos os sexos que trabalhavam em escolas públicas e privadas do bairro de Jacarepaguá – município do Rio de Janeiro - e em bairros próximos. Os sujeitos responderam a um questionário semi-estruturado com duas questões fechadas e 11 perguntas abertas. Os dados foram analisados seguindo uma estatística descritiva, que possibilitou a sua interpretação e a triangulação qualitativa dos resultados (ALVES-MAZZOTTI, 1992). Os resultados obtidos sugerem que a melhoria das aulas de Educação Física Escolar deve começar pelos professores através de aulas que consigam despertar a motivação da maioria dos alunos, com conteúdos diferentes e diversificados. Por outro lado, também devemos destacar que a escola exerce um papel importante na qualidade das aulas ao dar um maior ou menor suporte à prática docente com conseqüência nas condições de trabalho.

Título do Trabalho: ESPORTE EDUCACIONAL: A adesão dos sujeitos das camadas populares.
Autores: José Antonio Vianna e Hugo Lovisolo
Periódico: In: FIEP Bulletin, vol. 75 – Special Edition – Article – I, p.487-490, 2005.
Resumo: O trabalho procura formular hipóteses interpretativas da adesão à atividade física e ao esporte a partir das relações entre as “crenças” publicitadas, com a experiência e a avaliação de participantes de programas dirigidos às camadas populares.  A partir de um universo de mais de 6000 participantes, se analisa sua distribuição em termos de gênero e tempo nas atividades.  O resultado numérico principal, 80% dos praticantes abandona as atividades durante o primeiro ano, é posto em relação com os eventos locais e as crenças, motivos, que vigoram.  A principal conclusão é que os programas devem levar em conta tanto os eventos locais, como os relatados no artigo, quando a hierarquização das crenças dos participantes.  Programas que não interagem com as mesmas, levam à falta de adesão.  No caso, destacamos a crença local que vê a prática esportiva como caminho de profissionalização, demandando, portanto, tanto a competição quanto o treinamento sério.  O programa orientado pela crença nos benefícios da saúde e na inclusão social via esporte, de fato, não atende aos motivos presentes na hierarquia de crenças locais.
Palavras-chaves: adesão; esporte; gênero.

Título do Trabalho: Projetos de Inclusão Social através do esporte: notas sobre a avaliação
Autores: José Antonio Vianna e Hugo Lovisolo
Local: PUBLICADO EM REVISTA MOVIMENTO Vol. 15, nº 3 (2009).
Resumo: Os projetos esportivos para crianças e jovens dos segmentos populares se multiplicaram no Brasil nas últimas décadas. Os objetivos dos projetos são, de praxe, orientados pela perspectiva da inclusão social e a de abrir outros caminhos que aqueles oferecidos pela “rua”. O presente estudo, a partir de pesquisas já realizadas sobre aspectos da participação de crianças e jovens das camadas populares através do esporte --tomando por campo empírico principal o Projeto de Inclusão Social (PIS), situado na Cidade de Deus, Rio de Janeiro--, propõe-se analisar e discutir o valor dos dados administrativos dos programas para darem conta de problemas relevantes como os da adesão e da alta rotatividade que os pode afetar.  Trata-se, portanto, a partir de uma experiência refletir e apontar caminhos de refinamento dos dados colhidos com intuito de acompanhar e avaliar os programas. Destacamos que a experiência contou com uma base empírica significativa sob o ponto de vista quantitativo e temporal: 6.932 fichas de inscrição, referentes a 5.462 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de cinco a 24 anos, matriculados no projeto no período de 1998 a 2003. Ao longo da análise, pensaremos a eficiência dos programas em conexão com o grau de acordo desenvolvido entre as propostas institucionais e as expectativas dos participantes que, de modo geral, estão ligadas à racionalidades locais. .
Palavras-chave:  Esporte; Inclusão social, Avaliação.

Título do Trabalho: EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autores: Cândido Leonardo Freitas Luna; Francisco Wellington Cândido Silva; Gabriel Pagani Andrade; Dr. José Antonio Vianna
Local: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 134 - Julio de 2009
RESUMO: O propósito desta investigação foi observar os motivos que levam alunos do ensino médio de escolas públicas e de escolas privadas, a não participação nas aulas de educação física escolar. Foram entrevistados 27 alunos de ambos os sexos com a média de idade de 20,1 anos. Doze estudantes de escolas públicas e 15 de escolas privadas cursando o ensino médio no município do Rio de Janeiro responderam ao questionário semi-estruturado elaborado especialmente para esta pesquisa. Fez-se uso de uma estatística descritiva e análise qualitativa dos dados. Avaliou-se os motivos que levam os alunos a não participarem das aulas de educação física escolar e como os alunos avaliam as aulas de suas escolas. A partir destas informações realizou-se a comparação das respostas dos alunos de escolas públicas e privadas e levantou-se também as opiniões do que seria necessário para que uma aula de educação física seja melhor. Tanto os alunos investigados das escolas públicas quanto das escolas privadas não se sentiam motivados a participarem das aulas de educação física. Os sujeitos achavam as atividades pouco interessantes e não percebiam a importãncia da educação física para a sua vida presente ou futura. O que se conclui é que as atividades corporais na escola ainda são percebidas pelos alunos que não participam das aulas regulares, como uma prática sem importância para a sua formação.
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Evasão; Ensino Médio.

Título do Trabalho: O COMPROMISSO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autores: VIANNA, José Antonio; PINTO, Felipe Martins; ANDRÉ, Raphael De Aguillar; FERREIRA, Sidenei Augusto Rodrigues
RESUMO: A Educação Física tende a ser desvalorizada pela sociedade devido a professores que não cumprem com seus deveres pedagógicos, apesar de muitos professores agirem de forma correta aplicando aulas com objetivo de contribuir na formação dos alunos. A partir de experiências próprias em estágios e vivências escolares, decidimos investigar as representações sociais de professores de educação física escolar de escolas públicas e particulares, sobre as implicações do compromisso dos profissionais de Educação Física na aula e na formação dos alunos. Nosso trabalho procurou identificar os fatores que geram a falta de compromisso do professor, quais as metodologias empregadas podem estar relacionadas à falta de compromisso e averiguar também as atitudes que melhorariam as aulas de Educação Física Escolar. Foram entrevistados 10 professores de educação física com idade entre 25 e 49 anos de ambos os sexos que trabalhavam em escolas públicas e privadas do bairro de Jacarepaguá – município do Rio de Janeiro - e em bairros próximos. Os sujeitos responderam a um questionário semi-estruturado com duas questões fechadas e 11 perguntas abertas. Os dados foram analisados seguindo uma estatística descritiva, que possibilitou a sua interpretação e a triangulação qualitativa dos resultados (ALVES-MAZZOTTI, 1992). Os resultados obtidos sugerem que a melhoria das aulas de Educação Física Escolar deve começar pelos professores através de aulas que consigam despertar a motivação da maioria dos alunos, com conteúdos diferentes e diversificados. Por outro lado, também devemos destacar que a escola exerce um papel importante na qualidade das aulas ao dar um maior ou menor suporte à prática docente com conseqüência nas condições de trabalho.
Palavras-chave: Compromisso profissional. Educação Física Escolar. Qualidade das aulas. Valorização profissional.

Título do Trabalho: EDUCAÇÃO à DISTÂNCIA , INCLUSÃO E MOBILIDADE SOCIAL.
Autor: Dr José Antonio Vianna.
Local: Interscienceplace
Resumo: No presente ensaio, procuramos fazer uma análise e reflexão da rápida evolução nas Tecnologias da Informação (TI) e o seu impacto no processo de ensino aprendizagem presencial e online, bem como discutir as possibilidades da EaD como mais um meio de inserção e mobilidade social.  Para dar luz ao tema, procuramos discutir aspectos relacionados à educação, tais como mobilidade social, legislação da EaD no Brasil, a relação professor aluno e as metodologias de ensino com foco na autoformação. Propomos entender que a EaD apresenta-se como um instrumento poderoso para a otimização do processo de ensino aprendizagem e para a diminuição das desigualdades das oportunidades escolares.
Palavras-chave: Educação a Distância; Inclusão Social; Ensino-aprendizagem.

Título do Trabalho: Educação física escolar: a participação das alunas no ensino médio.
Autores: Danilo Müller Delgado; Tiago Leite Paranhos; Dr. José Antonio Vianna
Local: http://www.efdeportes.com/%3C/A> Revista Digital - Buenos Aires - 14 - Nº 140 - Enero de 2010
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que levam a não participação das alunas do ensino médio nas aulas de educação física escolar. Foram entrevistadas 24 alunas do ensino médio - 12 da rede pública e 12 do ensino privado, com media de idade 16 anos. O instrumento utilizado foi um questionário semi-estruturado contendo 11 perguntas que levantaram informações sobre relacionamento aluno/aluno e aluno/professor, a importância dada às aulas e o que poderia ser feito para melhorá-las. Obteve-se como resultado que ao contrário do que é encontrado na literatura, a participação das alunas é satisfatória. A não diversificação dos conteúdos abordados, além da discriminação por parte dos meninos colegas de turma, que excluem as mesmas das atividades de aula, são fatores que contribuem para a não participação de algumas jovens, porém ainda assim as alunas gostam das aulas.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Ensino Médio. Participação.

Título do Trabalho: A dança na educação física escolar: a perspectiva dos professores.
Autores: VAZ, Monique Vallecilo; BRITO, Renata Medeiros de Brito; VIANNA, Jose Antonio
Local: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - 15 - Nº 146 - Julio de 2010
RESUMO: Podemos observar a crença popular de que a dança traz muitos benefícios tanto físicos, quanto psicológicos a saúde dos praticantes. No entanto, nota-se que a dança ainda é ser pouco utilizada como conteúdo das aulas de Educação Física escolar. Assim, propusemos neste estudo verificar a perspectiva de professores de Educação Física quanto a utilização da dança como conteúdo da disciplina escolar. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva que teve como sujeitos 30 professores de Educação Física do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da zona oeste do município do Rio de Janeiro, dos gêneros feminino e masculino. Para coleta de dados utilizamos um questionário com cinco perguntas fechadas e quatro perguntas abertas. Os dados principais revelaram que os professores entrevistados acham importante a existência da dança no contexto escolar, embora só a utilizem em datas comemorativas. Os principais fatores manifestados para a ausência da dança no contexto escolar são a falta de afinidade e o despreparo dos professores para inseri-la nas aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Dança. Dança escolar. Educação Física.

Título do Trabalho: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DAS CAMADAS POPULARES.
Autor: Dr. José Antonio Vianna
Local: Interscienceplace, Ano 3, nº 12, mar/abr. 2010
Resumo: A partir da literatura, procuramos neste ensaio identificar as concepções de homem, cultura e educação e observar as origens das preocupações acadêmicas sobre a desigualdade social, pobreza e exclusão social e sobre a construção das representações sociais da favela e de seus moradores. Pelo fato de a educação ser percebida como um instrumento privilegiado no combate à desigualdade social, buscamos analisar na escola o seu caráter de inclusão / exclusão e os Projetos de Inclusão Social pelo esporte enquanto instrumento para fortalecer a formação escolar e a cidadania de crianças e jovens. Verificamos nas políticas governamentais e não governamentais para a inclusão social, a educação como um eixo articulador para a diminuição das desigualdades sociais e das suas conseqüências.
Palavras-chave: Sociedade. Educação. Projetos de Inclusão Social.

Título do Trabalho: Karate-do: uma história de vida
Autores: Ms. Helena A. Figueira; Dr. José Antonio Vianna
Local: EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 15, Nº 154, Marzo de 2011.
Resumo: O objetivo desta investigação foi verificar a percepção de um mestre de artes marciais sobre os benefícios da luta na formação dos praticantes. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista livre com um brasileiro consagrado monge budista, mestre em artes marciais com 55 anos de prática, graduado doutor em medicina oriental, doutorado em acupuntura. Observou-se que o karate é um instrumento para o desenvolvimento integral do praticante, no entanto, o processo de esportivização da luta pode estar contribuindo para a desvinculação dos princípios éticos e sociais de formação pró-social da formação física e técnica dos praticantes.
Palavras-chave: Karate. Esporte de Combate. História oral. Sohaku.